SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2“O que significa dizer Tu?” - Meditação acerca das palavras fundamentais "Eu-Tu" e "Eu-Isso"Fenomenologia e teoria do conhecimento em Husserl índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

MACEDO, Danielle Soares de; FONSECA, Camila Mariana Mesquita e  e  HOLANDA, Adriano Furtado. "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância". Um estudo comparativo de aconselhamento religioso em três vertentes religiosas brasileiras. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 206-215. ISSN 1809-6867.

Embora o acolhimento de demandas psicológicas em seio religioso não seja, em geral, realizado por psicólogos, pode-se falar de Aconselhamento Religioso como uma modalidade de Aconselhamento Psicológico. O objetivo deste trabalho foi comparar o aconselhamento realizado em três contextos religiosos (protestantismo, catolicismo e kardecismo). Para isso, foram entrevistados dois membros de cada vertente religiosa. As três religiões comungam do apreço pelo ouvir em vez do falar e julgar, da existência de horários marcados para o atendimento e do papel do sigilo como princípio ético. As principais diferenças referemse à maneira como os tabus sociais são abordados, devido ao posicionamento moral subjacente. A tendência ao acolhimento em co-existência com a função educativa e ética da religião, o descompromisso da psicologia com a dimensão espiritual do ser humano, a possibilidade de incorporação dos “profissionais religiosos” no esforço de atendimento humanizado e holístico e a necessidade de pesquisas futuras são temas de discussão.

Palavras-chave : Aconselhamento Psicológico; Aconselhamento Religioso; Psicologia da Religião.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License