SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Distinção entre procedimentos técnico e lógico na análise fenomenológicaFenomenologia: de volta ao mundo-da-vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS, Ívena Pérola do Amaral. A obra literária como expressão existencial das concepções ontológicas do ser do homem. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 241-246. ISSN 1809-6867.

Este artigo tem por objetivo apresentar as dimensões ontológicas da existência humana desveladas pelo filósofo alemão Martin Heidegger. Em sua obra Ser e Tempo, Heidegger realiza uma analítica existencial pelo método fenomenológico, num movimento hermenêutico que visa alcançar, a partir da evidenciação da estrutura fundamental do Dasein - o ente humano -, o caminho que levará ao sentido do ser em geral. Nossa proposta segue um caminho inverso, pois, buscamos, a partir daquilo que constitui essencialmente o Dasein - em particular a temporalidade, a espacialidade, a abertura, a disposição, a corporeidade, o ser-no-mundo - aproximar das descobertas filosóficas heideggerianas os modos cotidianos que cada pessoa pode realizar e, com eles, constituir o seu próprio ser. Para realizarmos essa tarefa utilizamo-nos da narrativa literária por considerá-la aquilo que mais se aproxima das vivências afetivas experienciadas no dia-a-dia. Acompanhamos os relatos de Lya Luft em O Rio do Meio e, por meio de uma descrição fenomenológica, buscamos uma diferente visão para a compreensão psicológica do existir humano concreto e contingente.

Palavras-chave : Martin Heidegger; Lya Luft; Experiência; Analítica Existencial; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License