SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A obra literária como expressão existencial das concepções ontológicas do ser do homemGestalt-Terapia no Brasil: recontando a nossa história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

STRUCHINER, Cinthia Dutra. Fenomenologia: de volta ao mundo-da-vida. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 241-246. ISSN 1809-6867.

Há mais de setenta anos, a fenomenologia, inicialmente pela voz de Edmund Husserl, vem denunciando o crescente distanciamento entre o mundo da ciência e o mundo-da-vida. O mundo da ciência não apenas distanciou-se do mundo-da-vida: esqueceu-se dele. Um esquecimento trágico, pois o mundo expresso no modelo científico é um mundo em pedaços, é um empobrecimento da realidade rica do mundo vivido. A Fenomenologia, na contra-mão dessa tendência contemporânea, nos conclama a “voltar às coisas mesmas”, o que significa voltar ao “mundo-da-vida” (Lebenswelt), ao mundo da experiência. Para isso, é necessário resgatar tanto a inocência quanto o rigor do olhar fenomenológico: olhar não apenas com os olhos, mas com os ouvidos, as mãos, com todos os sentidos - e também com o coração. O presente artigo visa, a partir de uma perspectiva fenomenológica, a promover uma discussão sobre a necessidade e o significado de percorrer esse caminho de volta ao mundo-da-vida.

Palavras-chave : Fenomenologia; Mundo-da-vida; Atitude Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License