SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Reversibilidade entre percepção e expressão na experiência cinematográfica: a completação gestáltica para campo multiestável índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FERREIRA, Lívia Cardoso; LEAO, Nara Cristina  e  ANDRADE, Celana Cardoso. Viuvez e luto sob a luz da Gestalt-terapia: experiências de perdas e ganhos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 153-160. ISSN 1809-6867.

O presente estudo é parte de uma pesquisa que abrangeu a dissolução do casal pela morte de um dos cônjuges e os benefícios atingidos com psicoterapia de abordagem gestáltica por pacientes enlutados. O objetivo deste artigo é abordar as experiências vividas pela pessoa que enfrenta o luto, especificamente pela morte do cônjuge. Além disso, intenciona-se investigar se a pessoa viúva pode obter benefícios com um acompanhamento psicoterapêutico na abordagem gestáltica. Seguese a metodologia qualitativa fenomenológica, de acordo com a proposta de Amedeo Giorgi (1985). Realizaram-se entrevistas, que foram gravadas, transcritas e analisadas, trecho a trecho, passando pelas quatro etapas propostas por Giorgi (1985). Os dados apresentados referem-se a experiência de uma das colaboradoras da pesquisa. Percebeu-se que a mesma obteve perdas e ganhos com a morte do marido e que a psicoterapia contribuiu para o enfrentamento e resolução do luto, sobretudo como um suporte ao viúvo(a), ao colaborar para que ele(a) ressignifique suas vivências, resgate o cuidado consigo mesmo e o interesse pela vida.

Palavras-chave : Luto; Viuvez; Método fenomenológico; Gestalt-terapia; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License