SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Viuvez e luto sob a luz da Gestalt-terapia: experiências de perdas e ganhosCompreendendo os transtornos alimentares pelos caminhos da Gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GOMES, William B.; ROSEMBERG, Daniel; ALENCASTRO, Luciano da Silva  e  CASTRO, Thiago Gomes de. Reversibilidade entre percepção e expressão na experiência cinematográfica: a completação gestáltica para campo multiestável. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 161-171. ISSN 1809-6867.

A experiência cinematográfica é um campo multiestável que fornece tempo, sendo espaço uma ilusão perceptual. Assim, como se completa a Gestalt do espectador diante de um filme desprovido de diálogos conversacionais, mantendo-se apenas o diálogo tonal (uma provável estória) e expositivo (um provável contexto)? Vinte e seis estudantes de psicologia assistiram à exibição do curta-metragem “i”, do diretor e produtor gaúcho Paulo Zaracla (dois minutos de duração), e escreveram, em seguida, um relato livre sobre o filme. Os relatos obtidos foram considerados como expressão da mensagem do filme e analisados com base no critério triádico da fenomenologia semiótica (descrição, redução e interpretação). A descrição definiu as relações diacrônicas e as correlações sincrônicas dos relatos e entre relatos quanto à situabilidade, aos sentimentos, à resolução e à voz de enunciação. A redução especificou os gêneros literários escolhidos como contexto de expressão (conto, ensaio ou crônica). A interpretação suspendeu as sugestivas temáticas existenciais presentes para se concentrar nas relações psicofísicas e psicológicas na completação comunicativa da Gestalt, negociadas entre percepção e expressão. O uso de figuras ambíguas como demonstração de campo multiestável apenas exacerba a relação cotidiana entre modos processuais cognitivos na completação da Gestalt como demonstra a experiência cinematográfica.

Palavras-chave : Gestalt; Cinema; Fenomenologia; Semiótica; i.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License