SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Compreendendo os transtornos alimentares pelos caminhos da Gestalt-terapiaFormas de existir: a busca de sentido para a vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ELIAS, Gizele G. Parreira  e  VERAS, Mariana Oliveira. Psicologia escolar: abrindo espaço para a fala, a escuta e o desenvolvimento interpessoal. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 182-189. ISSN 1809-6867.

O presente estudo teve como objetivo investigar qual a relevância de uma atuação no contexto escolar que instigue o desenvolvimento intra e interpessoal de seus alunos. Este trabalho foi realizado em grupo com estudantes do 2° ano do Ensino Médio durante um ano. Acredita-se que o homem é um ser de relações, dessa forma, ele não se desenvolve apenas cognitivamente, como a maioria das escolas pensa, mas, necessita amadurecer também no que se refere ao aspecto social. Percebe-se que o espaço aberto para a fala e escuta proporciona ao aluno um momento que o incita a refletir sobre a necessidade de desenvolver-se no que diz respeito à relação consigo mesmo e com o outro.

Palavras-chave : Escola; Desenvolvimento interpessoal; Grupo; Comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License