SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Psicologia escolar: abrindo espaço para a fala, a escuta e o desenvolvimento interpessoalReflexões sobre o lugar de uma Psicologia da Religião índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CARNEIRO, Cláudia  e  ABRITTA, Stella. Formas de existir: a busca de sentido para a vida. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 190-194. ISSN 1809-6867.

As autoras fazem uma reflexão sobre a busca de sentido para a vida a partir das criações e formas de existir com as quais o homem representa sua necessidade de garantir a sobrevivência e de transcender-se. Se, no início, o homem parecia resolver a questão da sobrevivência com aparatos mais simples, como comida, abrigo e prole, hoje, apesar de todos os recursos à sua disposição, enfrenta uma crise de valores na busca de propósitos que possa dar à vida e ao existir. A trajetória humana na construção desse sentido passa pela invenção da beleza, da arte, do sagrado, do sonho desperto. Recorrendo a fatos da antropologia e a criações na literatura e arte, as autoras abordam sobre a contemporaneidade, o vazio existencial e as formas de expressão humana para re-significar a existência.

Palavras-chave : Sentido da vida; Humanismo; Gestalt-terapia; Psicoterapia; Vazio existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License