SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Reflexões sobre o lugar de uma Psicologia da ReligiãoAntropologia semítica de Paulo Apóstolo em confronto com a antropologia grega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SUGIZAKI, Eduardo  e  ROSA, Mário F. F.. A espiritualidade ontem e hoje: Foucault e a hermenêutica de si. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 205-212. ISSN 1809-6867.

O objetivo do presente texto é apresentar o conceito de hermenêutica de si ou espiritualidade que aparece na obra de Foucault da década de 1980, mais especificamente, no curso A hermenêutica do sujeito (L’herméneutique du sujet), proferido em 1982, no Collège de France. Para que a apresentação desse conceito seja compreendida em seu enraizamento filosófico na obra do filósofo francês, pretendeu-se situar o modo como ele vê o nascimento e o florescimento da hermenêutica de si, no período da Roma Imperial, seu desaparecimento, na Idade Clássica, e seu ressurgimento, no século XIX. Procurou-se explicar o sentido desse olhar histórico de largo alcance, no horizonte de um filosofar histórico. Buscou-se, ainda, articular o modo de operar denominado ‘história dos modos de subjetivação’, que caracteriza o empreendimento da década de 1980, com a arqueologia do saber e a genealogia do poder, que distinguiu sua pesquisa, nas duas décadas precedentes. Só então é que se procurou, propriamente, assinalar a espiritualidade, como uma forma de constituição de si por si mesmo, em paralelo com uma fabricação do sujeito pelo outro, na forma da constituição do sujeito sujeitado.

Palavras-chave : Constituição da subjetividade; Filosofia do sujeito; Teoria do poder.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License