SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Antropologia semítica de Paulo Apóstolo em confronto com a antropologia gregaComplementaridade intuição/ego: awareness no processo de relação criadora de informação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SANTOS, Jeová Rodrigues dos. Uma leitura crítica do livro de Habacuc na perspectiva da fenomenologia da religião. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 218-224. ISSN 1809-6867.

A proposta do presente artigo é analisar as aproximações e/ou distanciamentos entre os pressupostos da Fenomenologia da Religião (processo de constituição interna do fenômeno religioso, sua função social, e a plausibilidade da religião na pós-modernidade) e a mensagem de um livro profético do Antigo Testamento denominado Habacuc, que trata de questões que relacionam a religião com problemas ligados à injustiça social e à implantação da justiça em sua época. A relevância desta análise encontra-se no fato de que o fenômeno religioso e os conceitos de justiça e injustiça social estão intimamente relacionados e acompanham os seres humanos desde as primeiras civilizações conhecidas até hoje.

Palavras-chave : Fenômeno religioso; Função social; Plausibilidade da religião; Habacuc.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License