SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Considerations on the kinship of Jung and phenomenologyImplications of the repetitive behaviors in the context of the loving relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

TAVARES, Jackeline Paulla  and  ANDRADE, Celana Cardoso. A escuta fenomenológica comprometida pela ótica religiosa de uma gestalt-terapeuta. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 21-29. ISSN 1809-6867.

A experiência religiosa, inerente ao homem, pode permear a relação terapeuta-cliente. O gestalt-terapeuta deve estar preparado para investigar, a partir de uma escuta atentiva, a experiência única do cliente. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o conflito da terapeuta ante a incompatibilidade de seus valores morais-religiosos e dos valores existenciaisfenomenológicos da sua ciência. Ele se divide em três partes: a primeira, trata do embasamento teórico referente à experiência religiosa e à abordagem gestáltica; a segunda, refere-se à apresentação dos três participantes; e a terceira, apresenta a relação entre a teoria e os dados colhidos. Conclui-se que valores incompatíveis interferem em uma escuta fenomenológica, por isso a importância da suspensão dos valores e crenças do profissional.

Keywords : Experiência religiosa; Gestalt-terapia; Epoché; Conflito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License