SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Reflexões sobre a afinidade de Jung com a fenomenologiaImplicações dos comportamentos repetitivos no contexto das relações amorosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TAVARES, Jackeline Paulla  e  ANDRADE, Celana Cardoso. A escuta fenomenológica comprometida pela ótica religiosa de uma gestalt-terapeuta. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 21-29. ISSN 1809-6867.

A experiência religiosa, inerente ao homem, pode permear a relação terapeuta-cliente. O gestalt-terapeuta deve estar preparado para investigar, a partir de uma escuta atentiva, a experiência única do cliente. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar o conflito da terapeuta ante a incompatibilidade de seus valores morais-religiosos e dos valores existenciaisfenomenológicos da sua ciência. Ele se divide em três partes: a primeira, trata do embasamento teórico referente à experiência religiosa e à abordagem gestáltica; a segunda, refere-se à apresentação dos três participantes; e a terceira, apresenta a relação entre a teoria e os dados colhidos. Conclui-se que valores incompatíveis interferem em uma escuta fenomenológica, por isso a importância da suspensão dos valores e crenças do profissional.

Palavras-chave : Experiência religiosa; Gestalt-terapia; Epoché; Conflito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License