SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Implications of the repetitive behaviors in the context of the loving relationsReflections about the therapeutical contract as a self regulating instrument for the therapist author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

PIMENTEL, Adelma. Formas de exercer a paternidade em Belém e Évora. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 36-41. ISSN 1809-6867.

As formas de exercer a paternidade no mundo estão se modificando. Convivem na mesma cultura modelos tradicionais e tentativas de construir uma nova identidade para o pai. Brasil e Portugal são dois paises cuja formação cultural do homem ainda é marcada por orientações de gênero patriarcais que imprimem forte atuação do homem em funções menos participativas na família o que repercute no distanciamento afetivo e na educação dos filhos. Este horizonte fundamentou a realização da pesquisa qualitativa exploratória realizada em Belém (Pará, Brasil) e em Évora (Portugal), procurando delinear algumas características das formas que o pai brasileiro e o português exercem a paternidade. Objetivo: Identificar a autopercepção da paternidade focalizando modelos, funções, valores e a concepção de amor dos informantes. Procedimentos: Aplicação individual de 89 questionários, 70 em Évora e 19 em Belém a pais de crianças do jardim de infância. As análises focalizaram o singular e o intersubjetivo. Entre os resultados encontramos: presença do sentido de pater como nutritor, isto é, os pais tiveram a intenção de conceber o filho e formar com eles um vínculo estável; o estado civil (casado ou união estável) não significa que há uma participação conjunta com a mãe no cuidado com os filhos, ou seja, no desenvolvimento emocional saudável que requer a presença do pai ou pelo menos a qualidade da convivência.

Keywords : Percepção; Funções paternas; Modelos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License