SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Algumas contribuições de Merleau-Ponty para a Psicologia em “Fenomenologia da percepção” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ANTHONY, Sheila Maria da Rocha. A criança com transtorno de ansiedade: seus ajustamentos criativos defensivos. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 55-61. ISSN 1809-6867.

O artigo tem como objetivo apresentar uma compreensão clínica da criança com transtorno de ansiedade sustentado no campo teórico da Gestalt-terapia. Os princípios gestálticos abraçam a totalidade existencial da criança e realçam as constantes interações do campo organismo/ambiente representado pela unidade criança-outro-mundo. Em toda situação, há sempre a criança, o mundo dos objetos e o mundo dos outros a serem vistos como uma rede de forças interatuantes. Ao valorizar essa unidade inseparável, a Gestalt-terapia destaca a impossibilidade de se conhecer e compreender um comportamento, uma patologia ou uma personalidade sem levar em conta a criança situada em um contexto familiar, social, escolar. A criança com ansiedade vivencia fobias que revelam crenças de um mundo hostil, perigoso e ameaçador, construídas a partir de dramas infantis não resolvidos dos pais que são projetados na criança. Para enfrentar esse mundo aterrorizante faz uso de ajustamentos criativos que são comportamentos defensivos para aliviar a angústia, satisfazer uma necessidade importante no campo e evitar danos na interação com o outro significativo. Cada psicopatologia revela uma personalidade com suas características psicológicas específicas, mecanismos de defesas e dilemas do contato próprios.

Palavras-chave : Gestalt; Criança; Ansiedade; Ajustamento criativo; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License