SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Fenomenologia e Psicologia: diálogos e interlocuçõesEsquema da coisa (das Ding) de Husserl e a Esquizofrenia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

TOURINHO, Carlos Diógenes Côrtes. A consciência e o mundo: o projeto da Fenomenologia Transcendental de Edmund Husserl. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 93-98. ISSN 1809-6867.

O presente artigo tem como objetivo esclarecer o problema fenomenológico da relação entre a consciência e o mundo. Impulsionada pelo lema do "retorno às coisas mesmas", a fenomenologia de E. Husserl (1858-1938) adota, do ponto de vista metodológico, a chamada "redução fenomenológica", isto é, a suspensão do juízo em relação ao mundo natural, para recuperá-lo, na consciência, de modo indubitável, na sua pura significação. Ao abordar o referido problema, o artigo procura esclarecer a especificidade da atitude fenomenológica, bem como da estratégia metodológica adotada pela fenomenologia para fazer da filosofia uma "ciência rigorosa".

Palavras-chave : Consciência; Mundo; Fenomenologia Transcendental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License