SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Esquema da coisa (das Ding) de Husserl e a EsquizofreniaUm rastro a desaparecer na praia do pensamento: Foucault e a Fenomenologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FREITAS, Joanneliese de Lucas. Reflexões sobre a relação psicoterapêutica: diálogos com Merleau-Ponty. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 103-107. ISSN 1809-6867.

O presente artigo tem como objetivo discutir como podemos entender a relação terapêutica a partir de um diálogo com a compreensão do outro em Merleau-Ponty. Tendo como pressuposto a Gestalt-terapia para a compreensão das relações entre psicoterapeuta e cliente, problematiza-se as relações humanas e a comunicação no contexto psicoterapêutico. A partir do paradoxo eu-outro e a partir da compreensão da corporeidade como parte do campo homem-mundo, coloca-se em questão o diálogo e o encontro. Defende-se a tese de que em uma relação terapêutica é preciso que psicoterapeuta e cliente se encontrem em suas diferenças. Sendo assim, a postura terapêutica implica em uma busca incessante para a compreensão e a disponibilidade ao outro para que ele, cliente, possa ver a si mesmo por intermédio da diferenças que emergem no campo terapeuta-cliente. O psicoterapeuta deve atuar no campo da relação e, portanto, servir de abertura entre o cliente e o mundo em um esforço para alcançar a vivência experienciada por seu cliente.

Palavras-chave : Relação psicoterapêutica; Diálogo; Campo; Merleau-Ponty; Gestalt-terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License