SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Bases epistemológicas da antipsiquiatria: a influência do Existencialismo de SartreReconstruindo sentidos na interface de histórias: uma discussão fenomenológico-existencial da constituição do sujeito borderline índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CAMPOS, Carolina Mendes; ALT, Fernanda  e  P. EWALD, Ariane. Interrelação filosófico-literária do pensamento de Sartre: bases para uma psicologia fenomenológica do eu. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 126-132. ISSN 1809-6867.

Na mesma época em que publica seus primeiros trabalhos filosóficos, Jean-Paul Sartre inicia sua carreira no mundo literário. Seu pensamento possui a peculiar característica de expressar-se por diferentes vias e conseguir manter permanentemente aberto o canal entre filosofia e literatura, o que Franklin Leopoldo e Silva entende como uma vizinhança comunicante. Deste modo, a narrativa filosófica (técnica e conceitual) e a literária (estética) mantém uma espécie de ligação interna que permite estudar esta interrelação de modo a apreender o pensamento de Sartre em toda sua riqueza. É sob esta perspectiva que pretendemos explorar o conto de 1939 A infância de um chefe, um dos primeiros trabalhos literários do autor, desenvolvido na mesma época em que construía as bases de uma possível Psicologia Fenomenológica. O conto retrata a vida de Lucien Fleurier partindo de sua infância e acompanhando o processo pelo qual em diferentes tempos e situações ele procura redefinir seu projeto existencial. Deste modo, Sartre coloca em cena, através da narrativa, muitas das noções presentes neste processo que acaba por expressar nas entrelinhas bases para uma teoria fenomenológica do eu em comum acordo com seu trabalho filosófico A transcendência do ego. Nosso trabalho objetiva, portanto, utilizar este texto literário como ponto de apoio para o estudo de uma teoria fenomenológica do eu, tal como foi esboçada por Sartre em ambas as vias filosófica e literária. Baseado na intencionalidade da consciência, o filósofo dirige suas críticas às noções formais e substanciais do eu que eram aceitas na filosofia e psicologia de seu tempo e que de certo modo perduram ainda no pensamento de hoje. Visões estas que suprimem o modo de ser da condição humana que se caracteriza pela liberdade, expressa pelo nosso personagem Fleurier pela angústia que vive ao tentar a todo custo escapar de sua inconsistência de ser.

Palavras-chave : Sartre; Psicologia fenomenológica; Filosofia; Literatura; Fenomenologia do self.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License