SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Interrelación filosófico-literaria en el pensamiento de Sartre: bases para una teoría fenomenológica del egoEntre la Fenomenología y la Hermenéutica: una perspectiva en psicoterapía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

MELO, Anna Karynne da Silva; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  y  STOLTENBORG, Violeta. Reconstruindo sentidos na interface de histórias: uma discussão fenomenológico-existencial da constituição do sujeito borderline. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 133-144. ISSN 1809-6867.

Este artigo discute o caso de uma mulher de 40 anos com diagnóstico psiquiátrico de transtorno de personalidade borderline, conforme a CID-10 (2003). O texto se propõe, por meio de uma experiência clínica concreta, a discutir as concepções da psicopatologia fenomenológica existencial. Assim, num primeiro momento, descreve o distúrbio borderline de acordo com a fenomenologia existencial. Em seguida, discute as concepções da relação entre saúde e doença de acordo com a Gestalt-Terapia e a Daseinsanalyse, buscando compreender o modo de "estar-no-mundo" e a constituição do fenômeno psicopatológico no sujeito borderline na perspectiva da construção de sua história de vida, que é única. Ao final, os autores destacam o grande desafio do psicoterapeuta fenomenológico-existencial: suspender o que conhece a priori a respeito do quadro clínico do paciente e considerá-lo como sujeito a partir da sua forma de se expressar no mundo, abandonando a mera classificação da doença.

Palabras clave : Psicopatologia fenomenológico-existencial; Gestalt-terapia; Daseinsanálise; Paciente borderline.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License