SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Psicólogo do trabalho no mundo das práxis capitalista: reflexões fenomenológico-existenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PEREIRA, Adriana Cristina; CESARINI, Micheli Manzin  e  BILBAO, Giuliana. Oficina de criativida de com pais de crianças deficientes. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 169-178. ISSN 1809-6867.

Este trabalho teve como ponto de partida a reflexão sobre inclusão social versus preconceito, que ainda vincula deficiência à incapacidade. Pais de crianças portadoras de deficiência, também, sofrem com a discriminação direcionada aos seus filhos, se culpam pelo seu nascimento e se sobrecarregam com responsabilidades físicas e emocionais. Com o objetivo de criar, através da arte, um espaço de ressignificação dos sentimentos dos pais, gerados pelo nascimento do filho deficiente, bem como a possibilidade de apoiá-los na compreensão e reflexão do seu papel junto aos seus filhos, este estudo foi conduzido utilizando-se técnicas de Oficina de Criatividade. O presente foi realizado com pais de crianças portadoras de deficiência, usuárias da Associação Campineira de Recuperação da Criança Paralítica.

Palavras-chave : Deficiência; Oficina de criatividade; Pais; Sentimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License