SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Relações metodológicas entre fenomenologia, historiografia e psicologia humanistaPlantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CARVALHO, Lílian Cherulli de  e  COSTA, Ileno Izídio da. A clínica gestáltica e os ajustamentos do tipo psicótico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 12-18. ISSN 1809-6867.

O presente texto trata das acepções feitas pela abordagem da Gestalt-terapia aos fenômenos psicopatológicos, em especial àqueles denominados “psicóticos”. Apresenta-se a tônica dada por Perls, Hefferline e Goodman - primeiros autores gestálticos - aos modos peculiares de existir assumidos pelos sujeitos, qual seja a dos ajustamentos neurótico e psicótico, e a caracterização deste último, segundo os fundamentos epistemológicos da Gestalt-terapia. Finalmente, este trabalho traz a noção de sofrimento psíquico grave, como uma possibilidade de compreensão do fenômeno e resguardo da condição subjetiva intrínseca a ele.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Psicopatologia; Ajustamento do tipo psicótico; Sofrimento psíquico grave.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License