SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A clínica gestáltica e os ajustamentos do tipo psicóticoConsciência, vivência e vida: um percurso fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

REBOUCAS, Melina Séfora Souza  e  DUTRA, Elza. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 19-28. ISSN 1809-6867.

O objetivo desse artigo é refletir sobre plantão psicológico enquanto uma prática clínica da contemporaneidade, entendendo este tipo de intervenção como sendo mais adequada a uma nova postura da psicologia clínica, em que o psicólogo deverá estar comprometido com a escuta e o acolhimento do outro onde quer que este esteja. Visando apresentar um panorama da atualidade e de suas principais demandas foi realizada uma revisão bibliográfica acerca dos desdobramentos da psicologia clínica, bem como do sofrimento humano, trazendo uma reflexão ética e política e a defesa de práticas mais condizentes com a realidade atual. Desse modo, podemos dizer que o plantão psicológico constitui-se como uma prática clínica da contemporaneidade, na medida em que ela promove uma abertura para o novo, o diferente e oferece um espaço de escuta a alguém que apresenta uma demanda psíquica, um sofrimento, oferece um momento no qual esse sujeito que sofre se sinta verdadeiramente ouvido na sua dor, favorecendo para que este possa ressignificar o seu estar no mundo.

Palavras-chave : Plantão psicológico; Clínica fenomenológica; Contemporaneidade; Escuta clínica; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License