SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Notas para uma reflexão sobre consciência e inconsciente na fenomenologiaO inconsciente na interpretação clínica analítico-comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

XAVIER, Cesar Rey. A história do inconsciente ou a inconsciência de uma história?. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 54-63. ISSN 1809-6867.

O conceito de inconsciente representa um fenômeno cuja história tem sido pouco ou nada discutida nos espaços acadêmicos adequados para este fim. Sua história ainda é pouco conhecida, particularmente nos currículos de formação em psicologia do Brasil, seja devido às políticas e ideologias intrínsecas aos programas de formação, seja simplesmente por puro desconhecimento. O presente trabalho se propõe a contar um pouco desta história, tendo por base, em especial, o trabalho de pesquisa do psiquiatra canadense de origem suíça Henri F. Ellenberger. Para esta empreita, será necessário o delineamento de alguns contornos e contextos que circunscrevem a relação deste conceito com o Romantismo alemão, sinalizando para o impacto que as diferentes conceituações de homem e de natureza daí oriundas deixaram como legado para os tempos atuais. Sem ter a pretensão, obviamente, de espelhar toda a abrangência do tema neste artigo, busca-se, ao menos, apresentar um quadro dos inúmeros meandros que este conceito carrega dos séculos passados, desfechando uma breve cronologia de nomes, épocas e pensamentos.

Palavras-chave : Inconsciente; História da psicologia; Romantismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License