SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The history of unconscious or the unconscience of history?Reason and feeling in Kant’s moral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

SILVEIRA, Jocelaine Martins da  and  ALMEIDA, Lázaro de. O inconsciente na interpretação clínica analítico-comportamental. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 64-72. ISSN 1809-6867.

O presente trabalho teve o objetivo de descrever as bases da interpretação clínica analítico-comportamental do inconsciente. Textos de B. F. Skinner que abordaram o tema do inconsciente foram consultados e examinados, assim como de clínicos em Análise do Comportamento. O exame da literatura indicou que, de acordo com a Análise Comportamental, há duas principais condições nas quais o termo inconsciente é empregado por certas tradições teóricas em Psicologia. Ambas as condições dependem de um ambiente social e verbal que promove a aprendizagem de comportamentos autodescritivos e que ensina também uma classe de fuga/esquiva de tais descrições. A primeira condição refere-se à inconsciência devida à falta de exposição a um ambiente verbal gerador de conhecimento sobre o que se fez, o que se está fazendo, o que se tende a fazer ou sobre as variáveis controladoras de um dado comportamento. Uma segunda condição em que o termo inconsciente é usado está mais estreitamente ligada ao que certas teorias psicológicas chamariam de inconsciente reprimido e diz respeito à exposição à contingências punitivas. Na clínica analítico-comportamental, as duas condições são analisadas, mas grande ênfase é dada à segunda, ou seja, àquela que produz uma classe de fuga/esquiva de tatear comportamentos puníveis.

Keywords : Análise comportamental clínica; Inconsciente; Behaviorismo radical.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License