SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A história do inconsciente ou a inconsciência de uma história?Razão e sentimento na moral de Kant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVEIRA, Jocelaine Martins da  e  ALMEIDA, Lázaro de. O inconsciente na interpretação clínica analítico-comportamental. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 64-72. ISSN 1809-6867.

O presente trabalho teve o objetivo de descrever as bases da interpretação clínica analítico-comportamental do inconsciente. Textos de B. F. Skinner que abordaram o tema do inconsciente foram consultados e examinados, assim como de clínicos em Análise do Comportamento. O exame da literatura indicou que, de acordo com a Análise Comportamental, há duas principais condições nas quais o termo inconsciente é empregado por certas tradições teóricas em Psicologia. Ambas as condições dependem de um ambiente social e verbal que promove a aprendizagem de comportamentos autodescritivos e que ensina também uma classe de fuga/esquiva de tais descrições. A primeira condição refere-se à inconsciência devida à falta de exposição a um ambiente verbal gerador de conhecimento sobre o que se fez, o que se está fazendo, o que se tende a fazer ou sobre as variáveis controladoras de um dado comportamento. Uma segunda condição em que o termo inconsciente é usado está mais estreitamente ligada ao que certas teorias psicológicas chamariam de inconsciente reprimido e diz respeito à exposição à contingências punitivas. Na clínica analítico-comportamental, as duas condições são analisadas, mas grande ênfase é dada à segunda, ou seja, àquela que produz uma classe de fuga/esquiva de tatear comportamentos puníveis.

Palavras-chave : Análise comportamental clínica; Inconsciente; Behaviorismo radical.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License