SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Da dificuldade de “conversão” à mentalidade gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

PIETRANI, Elina Eunice M.. Saúde mental no trabalho: um convite ao dialógico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 91-94. ISSN 1809-6867.

O ensaio busca refletir sobre os aspectos que norteiam o mundo do trabalho hoje, mais especificamente sobre a competitividade exacerbada entre as empresas, influenciando no ambiente interno da organização, provocando distúrbios no comportamento e na saúde mental dos trabalhadores. Distúrbios estes que podem variar de uma simples desmotivação até os transtornos depressivos, que afetam as várias esferas de sua existência. Ao priorizar a tecnologia e as relações voltadas unicamente para o alcance de metas e desempenhos sempre inalcançáveis, as empresas deixam de lado o trabalhador, enquanto pessoa humana. Faz-se necessário repensar esses aspectos à luz da relação dialógica e da alternância das relações Eu-Tu e Eu-Isso, defendidas por Martin Buber, como forma de promover uma convivência mais harmoniosa e equilibrada nesse contexto.

Palavras-chave : Competitividade; Ambiente organizacional; Relação dialógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License