SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Violencia domestica en los hombres detenidos en la comisaria de la policia de la mujer de BelémLos retos de la clínica psicológica: tutela y la elección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

NADAI, Kamila Nogueira Gabriel De  y  JARDIM, Adriano Pereira. Gestalt-terapia e física quântica: um diálogo possível. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 157-166. ISSN 1809-6867.

Este estudo contempla uma discussão epistemológica sobre a psicologia clássica e uma de suas vertentes atuais, a Gestalt- terapia, utilizando-se a trajetória da Física Clássica para a Quântica como pano de fundo. Realizou-se uma discussão por meio de uma revisão bibliográfica, abordando três pontos dicotômicos que envolveram (e ainda envolvem na atualidade) uma transição parcial da Física Clássica para a Física Quântica (linearidade versus não linearidade; ação e reação versus complexidade; e mecânica clássica versus mecânica quântica); e, ilustrativamente, três pontos de discussão associados às Físicas clássicas em contraposição à Gestalt-terapia (causalidade versus existencialismo; elementarismo versus holismo; e objetividade versus fenomenologia). Concluiu-se que existem diferenças e semelhanças nas trajetórias analisadas, como as propriedades paradoxais de seus objetos, o quantum e a consciência humana, configurando pontos de contato que possibilitam um diálogo entre ambas, Física Quântica e Gestalt-terapia.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Física quântica; Desenvolvimento científico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License