SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Violência doméstica praticada por homens detidos na Delegacia da Mulher de BelémOs desafios da clínica psicológica: tutela e escolha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

NADAI, Kamila Nogueira Gabriel De  e  JARDIM, Adriano Pereira. Gestalt-terapia e física quântica: um diálogo possível. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 157-166. ISSN 1809-6867.

Este estudo contempla uma discussão epistemológica sobre a psicologia clássica e uma de suas vertentes atuais, a Gestalt- terapia, utilizando-se a trajetória da Física Clássica para a Quântica como pano de fundo. Realizou-se uma discussão por meio de uma revisão bibliográfica, abordando três pontos dicotômicos que envolveram (e ainda envolvem na atualidade) uma transição parcial da Física Clássica para a Física Quântica (linearidade versus não linearidade; ação e reação versus complexidade; e mecânica clássica versus mecânica quântica); e, ilustrativamente, três pontos de discussão associados às Físicas clássicas em contraposição à Gestalt-terapia (causalidade versus existencialismo; elementarismo versus holismo; e objetividade versus fenomenologia). Concluiu-se que existem diferenças e semelhanças nas trajetórias analisadas, como as propriedades paradoxais de seus objetos, o quantum e a consciência humana, configurando pontos de contato que possibilitam um diálogo entre ambas, Física Quântica e Gestalt-terapia.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Física quântica; Desenvolvimento científico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License