SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Gestalt-terapia e física quântica: um diálogo possívelAnalogias e diferenças entre reuniões mediúnicas espíritas e o atendimento em psicologia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de  e  PROTASIO, Myriam Moreira. Os desafios da clínica psicológica: tutela e escolha. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 167-172. ISSN 1809-6867.

Muitos podem ser os referenciais em que se pode fundamentar uma clínica psicológica. Partindo de um diálogo afinado com as filosofias de Kierkegaard e Heidegger, a perspectiva fenomenológico-existencial poderá firmar sua posição de que a clínica consiste em um espaço de conquista de si mesmo. Neste artigo pretendemos colocar em discussão o posicionamento crítico de Kierkegaard a respeito do modo como a ciência, a sabedora de vida e a autoajuda prescrevem aquilo que o homem deve fazer para evitar o tédio, a repetição e o ócio. Em Heidegger, traremos a discussão acerca das tonalidades afetivas da angústia e do tédio, sugerindo que antes de nos distrairmos, de modo a não nos confrontarmos com estes estados de ânimo, é preciso despertar para tais tonalidades, uma vez que são elas que abrem a possibilidade de um rompimento com o horizonte fático sedimentado, o qual nos faz crer que com a ciência, a sabedoria de vida e a autoajuda podemos transformar as contingências de acordo com a soberania da vontade.

Palavras-chave : Psicologia clínica; Fenomenologia; Filosofia da existência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License