SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Os desafios da clínica psicológica: tutela e escolha“Pode deixar que eu resolvo!” - retroflexão e contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

VERGILIO, Silvia Regina  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Analogias e diferenças entre reuniões mediúnicas espíritas e o atendimento em psicologia clínica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 173-182. ISSN 1809-6867.

A prática de realizar reuniões mediúnicas é comum a diversas religiões no Brasil, mais particularmente no Espiritismo Kardecista. Nesse contexto, as reuniões têm como objetivo auxiliar espíritos que se comunicam por meio de médiuns através do diálogo, nos moldes de um aconselhamento religioso. Apesar de ter seu espaço na cultura brasileira, essa prática religiosa tem sido pouco investigada na literatura psicológica e isto serviu como motivação para o presente trabalho que tem como objeto de estudo as reuniões mediúnicas e suas inter-relações com a psicologia clínica. A partir do registro observacional de uma reunião mediúnica, buscou-se sua caracterização para compreender suas articulações com o sofrimento humano e a Psicologia. Como resultado observa-se que há muitas similaridades de técnicas adotadas pelo dirigente da reunião e o psicólogo clínico, e que a linguagem religiosa constitui um instrumento privilegiado de diálogo. Entender essa linguagem pode auxiliar os psicólogos a lidar adequadamente com o fenômeno da mediunidade durante o processo terapêutico.

Palavras-chave : Psicologia da religião; Aconselhamento psicológico; Fenomenologia; Espiritismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License