SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2“Pode deixar que eu resolvo!” - retroflexão e contemporaneidadePedagogia da empatia e o diálogo com as Ciências Humanas em Edith Stein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

RODRIGUES, Priscila  e  NUNES, Arlene Leite. Brincar: um olhar gestáltico. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.2, pp. 189-198. ISSN 1809-6867.

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa com caráter fenomenológico, abordando o brincar na visão de gestalt-terapeutas que trabalham com crianças, tendo como objetivo compreender o brincar na visão da Gestalt-terapia. Para realizá-la, obteve-se a participação de nove gestalt-terapeutas atuantes na área da Psicologia Clínica, de diferentes partes do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários enviados para os participantes via e-mail. A análise de dados passou primeiramente por quatro etapas de acordo com a proposta de Amedeo Giorgi e, em seguida, mais três de Antônio Coppe, na qual se revelou a essência, estrutura e configuração de sentido do tema, a partir dos elementos apreendidos da experiência de todos os participantes. Foram identificadas sete unidades de significado que revelaram a contribuição da Gestalt-terapia ao brincar, a diversidade de possibilidades do brincar, sua compreensão e forma, bem como as habilidades, conhecimento e dificuldades para atuar nesta área. Assim, pôde-se repensar o brincar sob as óticas da relação: brincar e Gestalt-terapia e competências para atuar na Gestalt-terapia infantil, além de contribuir exercitando um edificar de conhecimento fundamentado em pressupostos da Gestalt-terapia.

Palavras-chave : Brincar; Gestalt-terapia; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License