SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A sexualidade feminina pela perspectiva da Gestalt-terapia: uma pesquisa qualitativa-fenomenológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CHAMOND, Jeanine. Fenomenologia e psicopatologia do espaço vivido segundo Ludwig Binswanger: uma introdução. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 3-7. ISSN 1809-6867.

Este artigo tem como objetivo introduzir a questão do espaço vivido na psicopatologia fenomenológica de Ludwig Binswager, apresentando o conceito de direção de sentido. Este conceito dá conta de uma experiência ontológica da espacialidade na análise da Presença humana. Mostra que a existência se desenvolve em um espaço-tempo orientado, significante e phatico, tensionado entre as dimensões antagônicas do alto e do baixo, da esquerda e da direita, da frente e do atrás, do perto e do longe etc. O privilégio antropológico da altura se impõe ao homem como necessidade de se realizar em sua existência encontrando sua altura própria, proporcionada pela largura de sua experiência dos outros homens e do mundo.

Palavras-chave : Fenomenologia; Espaço vivido; Psicopatologia fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License