SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Phenomenology and psychopathology of living space according Ludwig Binswanger: an introductionGender patterns in short of Machado de Assis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

MOLLER, Cínthia Vieira  and  ANDRADE, Celana Cardoso. A sexualidade feminina pela perspectiva da Gestalt-terapia: uma pesquisa qualitativa-fenomenológica. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 8-17. ISSN 1809-6867.

A sexualidade tem sido tema de recorrentes discussões em diversos meios, incluindo a psicologia. Compreender como a mulher vivencia esse aspecto de sua vida, e como a psicoterapia na abordagem gestáltica pode influenciar sua experiência é o que se busca com esta pesquisa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com uso do método fenomenológico, segundo as formulações de Amedeo Giorgi (1985). Foram feitas entrevistas semidirigidas com três mulheres, clientes de Gestalt-terapeutas. Cinco categorias foram encontradas: desenvolvimento da sexualidade, vivência da sexualidade, contato, funções de contato, e terapia, sexualidade e desenvolvimento pessoal. Conclui-se que o autoconhecimento por meio do toque é fundamental para o desenvolvimento de sua sexualidade, e que há uma ampla diversidade de vivências sexuais, desde uma desinibição em relação ao sexo, passando pela influência de fatores externos, até a assexualidade. A maior exploração das funções de contato na experiência sexual proporciona maior desenvoltura e plenitude sexual. O processo psicoterapêutico pouco influenciou a sexualidade feminina das colaboradoras, pois ela não esteve presente em suas psicoterapias, aparentemente por tratar-se de um tema resolvido para as colaboradoras.

Keywords : Sexualidade feminina; Gestalt-terapia; Contato.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License