SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A sexualidade feminina pela perspectiva da Gestalt-terapia: uma pesquisa qualitativa-fenomenológicaClínica gestáltica infantil e integralidade em uma unidade básica de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ROCHA, Maria José Pereira. Tramando gênero nos contos de Machado de Assis. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 18-22. ISSN 1809-6867.

Este artigo privilegia uma reflexão sobre as tramas do masculino e do feminino nos contos de Machado de Assis. Nessa medida, o texto opta por uma análise singular elaborada sob a ótica do neopragmatismo como teoria ad hoc, entendida como corrente filosófica que privilegia a conversação. O eixo que guia a análise é a noção de redescrição de R. Rorty como tarefa da imaginação. Esse exercício permite descrever a nós e aos outros buscando tecer uma nova abordagem. Com base nessa compreensão, enfatiza-se elementos que possibilitam repensar as urdiduras do masculino e do feminino nos contos do referido autor. A tentativa é a de tramar e reinventar uma história com base nos contos de Machado de Assis que servem de pretexto para engendrar idéias e reflexão que irão compor um novo significado.

Palavras-chave : Gênero; Neopragmatismo; Redescrição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License