SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Tramando gênero nos contos de Machado de AssisA clínica Daseinsanalítica: considerações preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CAMPOS, Bruna Gonçalves; TOLEDO, Tatiana Bruno de  e  FARIA, Nilton Júlio de. Clínica gestáltica infantil e integralidade em uma unidade básica de saúde. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 23-29. ISSN 1809-6867.

O artigo consta de um relato de experiência com grupo de crianças em uma Unidade Básica de Saúde de Campinas-SP. As atividades tiveram como referência teórico-metodológica a Gestalt-terapia e produções teóricas acerca da saúde pública. Considerando- se a grande demanda de atendimento de crianças advindas das escolas e famílias, deu-se preferência por atenção em grupo, visando contemplar a concepção de saúde proposta pelo Sistema Único de Saúde; desta forma, a prática incluiu o manejo de atividades lúdicas e o exercício da clínica ampliada. As atividades lúdicas facilitam o acesso à compreensão dos significados atribuídos às vivências, visto que permitem à criança experimentar e reproduzir situações cotidianas em um ambiente que lhe possibilite o exercício de ajustamentos criativos. Ressalta-se a importância deste procedimento para que ocorra a presentificação dos sentimentos e a ampliação de awareness. A clínica ampliada possibilitou uma compreensão mais abrangente da realidade vivida pela criança, e de como ela contribui para a constituição da subjetividade. Desta forma, são apresentados elementos importantes para que o processo terapêutico com crianças ocorra visando à integralidade da atenção à saúde.

Palavras-chave : Saúde pública; Integralidade; Psicoterapia infantil; Gestalt-terapia; Atenção básica em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License