SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Clínica gestáltica infantil e integralidade em uma unidade básica de saúdePsico-oncologia e Gestalt-terapia: uma comunicação possível e necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A clínica Daseinsanalítica: considerações preliminares. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 30-36. ISSN 1809-6867.

Neste artigo, serão apresentados dois pilares da história da daseinsanálise para então discutirmos elementos inscritos em uma daseinsanálise atual. O primeiro pilar consiste na proposta de Ludwig Binswanger, que vai tomar como referência as noções de projeto e cuidado, considerando a questão da existência humana como ser-aí em seu caráter de indeterminação, finitude e poder-ser. O segundo pilar são as tonalidades afetivas da angústia e do tédio, este considerado por Boss como a tonalidade afetiva que abarca o homem em um mundo onde o que predomina é o horizonte da técnica. Estas questões foram tratadas ontologicamente por Martin Heidegger e consideradas em uma aproximação com a psiquiatria, primeiramente por Binswanger e tendo continuidade com Boss. Por fim serão apresentados alguns elementos imprescindíveis a uma elaboração mais recente da daseinsanálise.

Palavras-chave : Daseinsanálise; Projeto; Cuidado; Angústia; Tédio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License