SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1La clínica Daseinsanalítica: consideraciones preliminaresReflecciones críticas de la psicología existencial de Rollo May índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

SILVA, Rafaella Brito e  y  BOAVENTURA, Carolina Brum Faria. Psico-oncologia e Gestalt-terapia: uma comunicação possível e necessária. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 37-46. ISSN 1809-6867.

O câncer é uma doença que traz importantes alterações físicas e psicológicas para quem o vivencia, constituindo um estressor ambiental e psicofísico. O adoecer é um processo único e singular do indivíduo, fazendo com que hajam variadas formas de enfrentamento. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a Gestalt-terapia poderá trazer para o acompanhamento psicológico na área da Psico-oncologia. A Gestalt-terapia vem oferecer ao paciente uma possibilidade de obter outra visão de seu adoecimento, que num primeiro momento, parece desintegrador e depois poderá se revelar como uma vivência transformadora. Dessa forma, conhecendo mais a fundo a dinâmica e o significado que a doença tem em sua vida, o paciente poderá tornar-se parte ativa do processo de recuperação, à medida que ele entende como suas emoções e subjetividade estão interferindo direta ou indiretamente neste processo.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Câncer; Psico-oncologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License