SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A clínica Daseinsanalítica: considerações preliminaresReflexões críticas acerca da psicologia existencial de Rollo May índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVA, Rafaella Brito e  e  BOAVENTURA, Carolina Brum Faria. Psico-oncologia e Gestalt-terapia: uma comunicação possível e necessária. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 37-46. ISSN 1809-6867.

O câncer é uma doença que traz importantes alterações físicas e psicológicas para quem o vivencia, constituindo um estressor ambiental e psicofísico. O adoecer é um processo único e singular do indivíduo, fazendo com que hajam variadas formas de enfrentamento. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a Gestalt-terapia poderá trazer para o acompanhamento psicológico na área da Psico-oncologia. A Gestalt-terapia vem oferecer ao paciente uma possibilidade de obter outra visão de seu adoecimento, que num primeiro momento, parece desintegrador e depois poderá se revelar como uma vivência transformadora. Dessa forma, conhecendo mais a fundo a dinâmica e o significado que a doença tem em sua vida, o paciente poderá tornar-se parte ativa do processo de recuperação, à medida que ele entende como suas emoções e subjetividade estão interferindo direta ou indiretamente neste processo.

Palavras-chave : Gestalt-terapia; Câncer; Psico-oncologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License