SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Reflecciones críticas de la psicología existencial de Rollo MayLogoterapia: una visión de la psicoterapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

MESQUITA, Giovana Reis. O aqui-e-agora na Gestalt-terapia: um diálogo com a sociologia da contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 59-67. ISSN 1809-6867.

Este trabalho explora, problematiza e discute, em uma perspectiva teórica, a relação do fundamento da Gestalt-terapia - o aqui-e-agora - com alguns estudos sociológicos, como os de Bauman, Giddens e Elias, sobre as condições psíquicas e concretas do homem contemporâneo. Como ponto de partida, pressupõe-se que a forma como cada sociedade lida com o tempo é histórica e culturalmente determinada. Sociólogos têm argumentado que a vida moderna colocou o sujeito em uma nova condição de tratamento com o tempo e, consequentemente, com seu funcionamento psíquico, onde existe um constante projetar-se para o futuro e para o passado. A Gestalt-terapia, por sua vez, dá ênfase à tomada de consciência, favorecendo o contato autêntico consigo. Observamos, portanto, uma tensão entre a vivência individual proposta pela Gestalt-terapia e a sociedade ocidental moderna. Com isso, objetivamos um aprofundamento teórico sobre o conceito do aqui-e-agora, discutindo os limites e possibilidades de manter a consciência focada no tempo presente. Estudos como esse servem para fornecer elementos teórico-conceituais para investigações em Gestalt-terapia bem como para fomentar discussões acerca de posicionamentos clínicos. Proceder a uma investigação, tomando análises sociológicas para compreender fatos psicológicos, permite aprofundar o entendimento do humano, que nunca é esgotado em um único campo do saber.

Palabras clave : Gestalt-terapia; Aqui-e-agora; Sociologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License