SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The here and now in Gestalt therapy: a dialogue with the contemporary sociologyReflections on Gestalt therapy and psychodrama from the movement of integration of psychotherapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

KROEFF, Paulo. Logoterapia: uma visão da psicoterapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 68-74. ISSN 1809-6867.

Neste artigo são apresentadas algumas proposições centrais da logoterapia, como a preocupação com o sentido da vida e sua realização através de valores. São feitas algumas comparações da logoterapia com outros sistemas, como a psicanálise, a psicologia individual e o existencialismo. Examina-se sua evolução, que parte de uma proposição inicial de ser um aditivo à psicoterapia, até chegar a se apresentar como uma dentre as escolas de psicoterapia, e uma terapêutica específica no caso da neurose noogênica, finalizando por se oferecer também como um complemento às demais psicoterapias. São discutidos objetivos e formas de condução de sessões de logoterapia.

Keywords : Logoterapia; Psicoterapia; Sentido de vida; Valores; Neurose noogênica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License