SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O aqui-e-agora na Gestalt-terapia: um diálogo com a sociologia da contemporaneidadeReflexões sobre Gestalt-terapia e psicodrama a partir do movimento de integração em psicoterapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

KROEFF, Paulo. Logoterapia: uma visão da psicoterapia. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.1, pp. 68-74. ISSN 1809-6867.

Neste artigo são apresentadas algumas proposições centrais da logoterapia, como a preocupação com o sentido da vida e sua realização através de valores. São feitas algumas comparações da logoterapia com outros sistemas, como a psicanálise, a psicologia individual e o existencialismo. Examina-se sua evolução, que parte de uma proposição inicial de ser um aditivo à psicoterapia, até chegar a se apresentar como uma dentre as escolas de psicoterapia, e uma terapêutica específica no caso da neurose noogênica, finalizando por se oferecer também como um complemento às demais psicoterapias. São discutidos objetivos e formas de condução de sessões de logoterapia.

Palavras-chave : Logoterapia; Psicoterapia; Sentido de vida; Valores; Neurose noogênica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License