SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A crítica da fenomenologia de Husserl à visão positivista nas ciências humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

CASTRO, Thiago Gomes de  e  GOMES, William Barbosa. "Como sei que eu sou eu?": cinestesia e espacialidade nas Conferências Husserlianas de 1907 e em pesquisas neurocognitivas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 123-130. ISSN 1809-6867.

Husserl definiu cinestesia como a experiência vivida e autoconsciente do movimento e do gesto, associada à unidade corporal, ao desenvolvimento do esquema do ego estendido, e à percepção de espaço. O estudo contrasta dificuldades históricas e colaborações recentes entre fenomenologia e pesquisa experimental. A análise sustenta-se na revisão de estudos clássicos sobre cinestesia e percepção, e em pesquisas neurocognitivas recentes, destacando as implicações para a compreensão da intencionalidade. O conceito de cinestesia refere-se a duas questões fenomenológicas: como sei que eu sou eu, e quem sou eu. O senso de si e da ação presente passam pela integração da consciência reflexiva no desempenho motor e perceptivo, conforme confirmam experimentos fenomenológicos e neurocognitivos sobre situações de ambiguidade proprioceptiva. Tais estudos estão abrindo novas possibilidades para reabilitação de desordens proprioceptivas - como no caso de amputação, comorbidades de auto-imagem e mesmo esquizofrenia - e para colaborações profícuas entre fenomenologia e neurociências cognitivas.

Palavras-chave : Cinestesia; Autoconsciência; Intencionalidade; Fenomenologia; Neurocognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )