SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A crítica da fenomenologia de Husserl à visão positivista nas ciências humanasA ontologia da carne em Merleau-Ponty e a situação clínica na Gestalt-terapia: entrelaçamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

GOTO, Tommy Akira. Fenomenologia e experiência religiosa em Paul Tillich. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 137-142. ISSN 1809-6867.

O objetivo deste artigo é explicitar a presença da fenomenologia filosófica no pensamento filosófico e teológico de Paul Tillich, tanto na questão metodológica quanto na investigação do fenômeno religioso. Apesar de Paul Tillich ter tido uma metodologia própria em sua teologia - tal como o método de correlação e do círculo teológico - também se encontra vários comentários sobre a fenomenologia em suas principais obras e a sua aplicabilidade na investigação da experiência religiosa. A fenomenologia que se afirma estar presente no pensamento de Tillich não é nem uma fenomenologia “pura” - de acordo com o conceito de Edmund Husserl, nem uma fenomenologia hermenêutica concebida por Martin Heidegger, apesar de ter sido influenciado por ambos os autores -, mas uma fenomenologia crítica, como sugerida pelo teólogo, que seria a união de ambos os elementos: o intuitivo-descritivo (fenomenologia clássica) e o crítico-existencial. Neste sentido, tem-se como ponto de partida da análise os comentários feitos por Tillich sobre a fenomenologia, entendendo o que o teólogo quis dizer sobre esta metodologia e destacando a relevância dessas observações para a construção de sua teologia e filosofia.

Palavras-chave : Fenomenologia; Experiência religiosa; Paul Tillich.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )