SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A contribuição de Jaspers, Binswanger, Boss e Tatossian para a psicopatologia fenomenológicaA (pouco conhecida) contribuição de Brentano para as psicoterapias humanistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A clínica psicológica infantil em uma perspectiva existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 185-192. ISSN 1809-6867.

Neste artigo, tentaremos responder aos questionamentos acerca da viabilidade de uma clínica psicológica com base na filosofia da existência. Iniciamos assinalando aspectos que apontam para a possibilidade de uma clínica psicológica infantil em uma perspectiva existencial. Para tanto, consideraremos que o que está em questão na criança, ou seja, seu caráter de indeterminação, de liberdade e de cuidado, em nada difere do adulto. E que os aspectos essenciais na postura do clínico são a atitude fenomenológica e a preocupação libertadora. Desta forma, o psicólogo clínico, prescindindo de qualquer posicionamento teórico e da respectiva categorização acerca do comportamento infantil, pode acercar-se do fenômeno tal como esse se apresenta.

Palavras-chave : Clínica infantil; Fenomenologia; Filosofia da existência; Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )