SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A clínica psicológica infantil em uma perspectiva existencialDificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica Sartreana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. A (pouco conhecida) contribuição de Brentano para as psicoterapias humanistas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 193-197. ISSN 1809-6867.

Este texto se propõe a discutir, entre aqueles vinculados à fenomenologia, o estranho fato de que, ao contrário do que ocorre em relação a Husserl, Heidegger, Sartre ou Merleau-Ponty, poucos parecem reconhecer a importante contribuição de Franz Brentano para as psicoterapias humanistas. Embora não fosse psicólogo, Brentano se dedicou à Psicologia e, como precursor da fenomenologia, foi um desbravador de questões fundamentais que, atualmente, perpassam as bases epistemológicas e filosóficas das abordagens fenomenológicas e humanistas em psicoterapia. Assim, o texto aborda sua teoria da intencionalidade, a Psicologia do Ato e a Filosofia do Presente como contribuições significativas à prática das psicoterapias humanistas.

Palavras-chave : Fenomenologia; Brentano; Psicoterapias humanistas; Psicologia; Brentano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )