SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A (pouco conhecida) contribuição de Brentano para as psicoterapias humanistasUma análise existencialista para um caso clínico de transtorno obsessivo compulsivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

ALT, Fernanda; CAMPOS, Carolina Mendes  e  BARATA, André. Dificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica Sartreana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 198-204. ISSN 1809-6867.

Refletir sobre a possibilidade de uma clínica fenomenológico-existencial é ainda hoje um grande desafio para os profissionais e estudiosos deste campo. Por se tratar de um trabalho que parte da filosofia, este se revela por vezes mais árduo, ao se mostrar carente de pressupostos psicológicos. No entanto, esta carência, longe de ser um impedimento, abre espaço para pensarmos em uma clínica desembaraçada das amarras cientificistas e positivistas que impregnaram a psicologia desde o seu nascimento. Frente a essa possibilidade, destacamos dentre as filosofias fenomenológicas e existenciais a de Jean-Paul Sartre, devido à constante preocupação presente em sua extensa obra de considerar criticamente as teorias psicológicas. É diante deste panorama que pretendemos, neste artigo, levantar algumas considerações sobre o desafio de pensar e realizar uma psicologia fenomenológico- existencial, tendo em vista a importância de sustentar o caráter crítico do qual ela é oriunda. Para tal, discutimos o problema da “importação” de conceitos por via de noções fundamentais do pensamento de Sartre, como liberdade e má-fé.

Palavras-chave : Fenomenologia; Existencialismo; Psicologia clínica; Liberdade; Má-fé.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )