SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Dificuldades, desafios e possibilidades para uma clínica Sartreana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

FREITAS, Sylvia Mara Pires de. Uma análise existencialista para um caso clínico de transtorno obsessivo compulsivo. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 205-214. ISSN 1809-6867.

O presente relato de experiência se refere ao desvelamento do Projeto de Ser de uma mulher de 35 anos, que apresenta um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), experienciado pela mesma como um evento ahistórico, singular, desconectado de uma possível construção com o social, e entendendo-o como de sua única responsabilidade. Sendo histórico, dialético e social, o homem sartreano deve ser compreendido em toda trama de sua existência, assim, os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos, apresentados pela cliente, apesar de poderem ser identificados tais como descritos no DMS IV, anunciam uma existência inundada pela vivência contraditória entre o Ser-para-si e o Ser-para-o-outro. A estrutura deste relato busca seguir a metodologia para a compreensão terapêutica do Projeto de Ser da cliente, segundo a Psicologia Clínica de base sartreana, a qual engendra o caminho de conscientização sobre os fundamentos e nexos das ações do sujeito, favorecendo reflexões sobre os fatores que constituem seu Projeto de Ser, e assim sua apropriação pelo mesmo.

Palavras-chave : Psicoterapia existencialista; Transtorno obsessivo compulsivo; Projeto de ser.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )