SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Fenomenologia em Michel Henry: implicações na psicopatologia e psicoterapiaRelação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência: uma questão de (des)amor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

BARRETO, Jaime Villanueva. As bases corporais da subjetividade na fenomenologia de Husserl. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 13-19. ISSN 1809-6867.

Neste artigo, nos propomos a mostrar a importância do corporal para a subjetividade transcendental, visto que esta, em última instância, nos remete ao intuitivo em seu aspecto tanto sensível quanto intelectual. À nova noção de ciência que Husserl propõe, interessa mostrar como todas as qualidades subjetivo-relativas, relegadas pela modernidade com o nome de "qualidades secundárias", são de importância vital já que representam a origem de toda constituição de sentido e de valor. Apoiados basicamente nas Ideen II, veremos como a corporeidade e, portanto, a episteme completamente ancorada na doxa interessam a Husserl desde muito cedo, pois percebe que não é necessário subtrair a realidade ou hipostasiá-la, como fazem as ciências e a filosofia moderna, mas que é necessário que toda episteme tenha seu ponto de partida na experiência subjetiva, que por sua vez, tem como ponto-zero o corpo.

Palavras-chave : Corporeidade; Eu transcendental; Fenomenologia; Percepção; Husserl.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )