SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The corporal basis of subjectivity in Husserl's phenomenologyCorporeity and existence: notes from a phenomenological perspective about the condition of a physical disability person author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

AZEVEDO, Ana Karina Silva  and  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Relação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência: uma questão de (des)amor. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 20-29. ISSN 1809-6867.

O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender como adolescentes que tentaram suicídio por questões amorosas vivenciaram essa experiência. Para tanto, adotamos como referencial teórico o construto self, segundo o pensamento de Carl Rogers. A estratégia metodológica utilizada teve inspiração humanista-existencial, utilizando como instrumento de pesquisa a narrativa, baseada nas idéias de Walter Benjamim (1994). Participaram do presente estudo quatro jovens (três do sexo feminino e um do sexo masculino). O estudo evidenciou a presença de impulsividade com relação ao ato suicida; a maioria dos jovens era proveniente de famílias que vivenciaram a perda de uma das figuras parentais, ou separação dos pais. A tentativa de suicídio foi cometida através da ingestão de medicamentos; observamos também a expressão de culpa ou arrependimento após a tentativa de auto-extermínio. Em relação ao autoconceito desses jovens, observamos a presença de baixa auto-estima, com visões distorcidas de si. Fatores como o contexto familiar, a educação, os valores cultivados socialmente e os aspectos culturais de nossa sociedade influenciaram a maneira como os adolescentes de nossa pesquisa se percebiam. Os resultados confirmam a importância de se perceber a tentativa de suicídio como um fenômeno multideterminado.

Keywords : Relação amorosa; Adolescência; Tentativa de suicídio; Pesquisa humanista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )