SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Las bases corporales de la subjetividad en la fenomenología de HusserlCorporeidad y existencia: notas desde una perspectiva fenomenológica sobre la situación de las personas con discapacidad física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Abordagem Gestáltica

versión impresa ISSN 1809-6867

Resumen

AZEVEDO, Ana Karina Silva  y  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Relação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência: uma questão de (des)amor. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 20-29. ISSN 1809-6867.

O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender como adolescentes que tentaram suicídio por questões amorosas vivenciaram essa experiência. Para tanto, adotamos como referencial teórico o construto self, segundo o pensamento de Carl Rogers. A estratégia metodológica utilizada teve inspiração humanista-existencial, utilizando como instrumento de pesquisa a narrativa, baseada nas idéias de Walter Benjamim (1994). Participaram do presente estudo quatro jovens (três do sexo feminino e um do sexo masculino). O estudo evidenciou a presença de impulsividade com relação ao ato suicida; a maioria dos jovens era proveniente de famílias que vivenciaram a perda de uma das figuras parentais, ou separação dos pais. A tentativa de suicídio foi cometida através da ingestão de medicamentos; observamos também a expressão de culpa ou arrependimento após a tentativa de auto-extermínio. Em relação ao autoconceito desses jovens, observamos a presença de baixa auto-estima, com visões distorcidas de si. Fatores como o contexto familiar, a educação, os valores cultivados socialmente e os aspectos culturais de nossa sociedade influenciaram a maneira como os adolescentes de nossa pesquisa se percebiam. Os resultados confirmam a importância de se perceber a tentativa de suicídio como um fenômeno multideterminado.

Palabras clave : Relação amorosa; Adolescência; Tentativa de suicídio; Pesquisa humanista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )