SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Relação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência: uma questão de (des)amorO discurso breve do paciente: compreender e interpretar segundo Weizsaecker índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

SILVEIRA, Andréa Luiza da; CAMBRUZZI, Rita de Cássia Silveira; COSTA, Maria da Piedade Resende da  e  HERTIWIG, Rose Silveira Von. Corporeidade e existência: notas de uma perspectiva fenomenológica sobre a condição da pessoa com deficiência física. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 30-36. ISSN 1809-6867.

O presente artigo apresenta a corporeidade em uma perspectiva da fenomenologia de Sartre e Merleau-Ponty. Ambos consideram o corpo e o mundo como coextensivos e unificados na existência. De Merleau-Ponty adotamos o conceito de esquema corporal e hábito, fundamentados na percepção como consciência originária. E de Sartre empregamos os conceitos de corpo que Eu sou, corpo que Eu tenho e o corpo Para-outro, baseados no entendimento sobre a consciência como fluxo translúcido de mundo. Os conceitos de ambos expressam o corpo como psíquico. Os fenômenos humanos como motricidade, reflexão, representação e percepção são psíquicos. Segundo o preceito de voltar às coisas mesmas, a descrição parte da situação à ação e da ação à situação para compreender o significado do ato, tendo em vista que todo fenômeno humano se dá em ato. Ademais, a fenomenologia tem contribuído com a discussão sobre a corporeidade tanto no âmbito da educação quanto no campo da saúde apontando para a superação da dicotomia psíquico/corpo e a concepção do corpo máquina. Os referidos autores trazem à reflexão a deficiência física como uma forma de lançar-se no mundo, oferecendo os fundamentos para a intervenção psicológica no caso de uma pessoa com deficiência física, visto que o deficiente físico enfrentará algumas mudanças e possivelmente, necessita re-modelar seu esquema corporal levando em conta o corpo que Eu sou, o corpo que Eu tenho e o corpo Para-Outro.

Palavras-chave : Fenomenologia; Corporeidade; Deficiência física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )