SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Formative conceptions of the senses of body and existence in Merleau-Ponty's phenomenologyStress for workers of a cooperative health: an existential-phenomenological analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Abordagem Gestáltica

Print version ISSN 1809-6867

Abstract

MELLO, Aline Andressa Martinez  and  SILVA, Lucia Cecilia da. A estranheza do médico frente à morte: lidando com a angústia da condição humana. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 52-60. ISSN 1809-6867.

Este relato se refere a uma pesquisa que realizamos com o objetivo de compreender a vivência do médico diante da morte. Adotou-se uma metodologia qualitativa na qual o referencial de análise escolhido foi a fenomenologia ontológica de Heidegger. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas e os sujeitos foram dez médicos do Hospital Universitário Regional de Maringá (PR). Os resultados foram expressos em unidades de significado que sintetizaram as experiências de angústia e de estranheza frente a morte, bem como os sentimentos despertados ao lidar com a morte na prática médica, a preocupação com os procedimentos, a dificuldade em lidar com a morte de crianças e a falta de preparo na formação. O estudo aponta para a necessidade de criação de espaços para compartilhamento de experiências desde a graduação, contribuindo para uma atenção mais cuidadosa aos pacientes, e principalmente com a saúde mental do profissional.

Keywords : Fenomenologia; Morte; Medicina; Angústia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )